Filhos da Esperança

Publicado: 09/10/2010 em Drama

Sempre depositamos nossas esperanças nos nossos filhos. De uma forma ou de outra idealizamos para eles todas as nossas perspectivas de um futuro promissor, de uma felicidade eterna, saúde plena e muitas realizações. Por vezes, projetamos para nossos filhos todos os nossos sonhos não realizados e desejamos que eles possam ter as experiências de vida que gostaríamos de ter vivido. Como se os pais procurassem uma segunda oportunidade de realizar seus próprios objetivos. Neste particular é que a convivência entra em choque visto que cada ser deve trilhar seu próprio caminho e viver sua própria experiência. O filme Filhos da Esperança, escrito e dirigido por Alfonso Cuarón vai um pouco além desta premissa. A questão aqui levantada é de salvação e continuação da própria espécie humana e neste sentido os filhos aqui representados são muito mais que meros “desejos” individuais, mas a redenção de toda a humanidade.

Por esta razão, a cena em que nasce um bebê em pleno conflito bélico num prédio em ruínas cercados de inimigos a metralhar a todos é um momento inesquecível. Quando o choro da criança se faz ouvir a esperança toma conta dos que estão à volta. Por dezoito anos a humanidade não via nascer um novo ser e ter novamente esperança de futuro faz com que este momento seja sublime e de adoração plena. Quando o exército percebe a presença da criança o tiroteio cessa, o tumulto dá lugar ao silêncio e só se ouve o choro inocente do bebê ao colo da mãe. Na saída do prédio em ruína, todos que assistem a mãe com seu filho ficam em estado de graça e, em referência, dão passagem para que a criança deixe este lugar perigoso e possa ir para um lugar onde será bem cuidada. Até mesmo o inimigo faz reverência ao pequeno ser com a consciência que só ele é a esperança de todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma cena que merece ser lembrada por representar a nossa perspectiva de futuro e que sempre é possível recomeçar do caos.

Anúncios
comentários
  1. Valentina disse:

    Este é um dos meus filmes favoritos, o personagem de Clive Owen é grande, eu não tinha visto muito esse ator interpretando um personagem na projeção, mas agora está indo muito bem no The Knick é a série em que o protagonista, sua personagem vai bem com a sua personalidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s